Dicas, truques, tutoriais e novidades do InDesign

InDesign Basics, Tutoriais

InDesign Basics – Master Pages

Neste terceiro tutorial da série InDesign Basics, tutoriais para iniciantes, falo sobre a criação e uso de master pages, as páginas mestras. Digo que não há documentos bem feitos no InDesign sem que se use a master, excluindo-se somente documentos com poucas páginas, como alguns folders, cartazes e outros produtos não editoriais.

As master pages servem para criar modelos de páginas que serão aplicadas dentro de um documento. Elas facilitam a nossa vida, inserindo automaticamente alguns elementos básicos, além de facilitar a modificação dos mesmos.

Veja neste tutorial como se usa esse recurso e quais as suas vantagens.

InDesign Basics – Master Pages from Adriano Aguina on Vimeo.

6 Comments to “InDesign Basics – Master Pages”

  1. Cara, suas aulas são d+, o aúdio é ótimo e ta tudo bem explicado.

    Vlw mesmo vei.

    Aproveitando a oportunidade gostaria de deixar uma dúvida que eu tenho de várias que eu tenho sobre indesign é que estou iniciando no programa e estou fazendo um curso online em videos só que o conteudo não aborda todos os pontos que eu gostaria, pq antes de conhecer o indesign eu utilizava o word para diagramar meus textos, e ainda não consigo fazer todas as coisas que eu conseguia no word.
    Vou deixar a primeira dúvida: Como que eu faço para inserir indice no indesign baseando-se nos estilos de parágrafos .
    Ex: Indice
    1. Apresentação……………………………….1
    2. Introdução…………………………………….2
    2.1. Introdução de…………………………..3
    2.1.1. Innnn……………………………4

    se puder me ajudar meu email é marcos@gamaengenharia.com.br

    Obrigado!!

  2. Marcos,
    Você pode utilizar o Layout>Table of contents, juntamente com 3 níveis de estilos de parágrafos que você usou como intertítulos. Caso não tenha usado numeração diretamente no intertítulo (Em vez de usar “1. Apresentação”, usou apenas “Apresentação”) e queira que no índice tenha os números, crie também estilos de parágrafos para o sumário configurando o campo Bullets and Numbering.
    Mandarei um arquivo com os estilos de parágrafos criados para que você use caso não tenha configurado para aparecer os números.
    Abs!

  3. Eu já disse no outro comentário… você explica muito bem! Parabéns! Um grande abraço!

  4. Ótimos esclarecimentos. – Se tiver mais destes, por favor, repasse pra gente. Muitas pessoas como eu, não tem como pagar cursos e comprar livros. – Ao menos eu, não no momento, não posso nem sonhar!

    Tuas dicas e práticas são nota 10. Vou rever várias vezes!

    Agradeço de coração!

  5. Vi e li outravez! – Apesar de ser basicão pra quem entende bastante como voce Prof. Adriano, parece ‘facim, facim”, mas para leigos e iniciantes, nem tanto. – Vou praticar de novo e ver ser peguei ‘a coisa’.

    Obrigado de novo!

    Existem mais tutos iguais a este? – aqui mesmo achamos?

  6. Prof. Adriano, será que dá pra me dar alguma orientação bem básica de como configurar de forma correta o InDesign CS5?
    Fiz uma única alteração básica na Opção Preferências, passando as medidas para milímetros! – O que mais de interessante e importante podemos e devemos fazer? – Pode nos dizer?
    Grato!

Leave a Reply