Dicas, truques, tutoriais e novidades do InDesign

Tutoriais

Preflight contínuo e customizado

O preflight é uma ferramenta já conhecida de outras versões do InDesign, mas que, no CS4 tornou-se uma grande aliada no fechamento de arquivos. Antes, o preflight era um procedimento que ocorria apenas antes do envio do arquivo para a gráfica (podemos constatar isso já pelo nome). Com a mudança no CS4 para uma ferramenta continuamente ligada, sinalizando instantaneamente se o arquivo está correto, o preflight ajuda no controle de qualidade e na segurança do arquivo a ser fechado.

Neste tutorial mostrarei como funciona as configurações do preflight e como tirar proveito de uma das melhores ferramentas do InDesign CS4.

InDesign Upgrade – Preflight contínuo e customizado from Adriano Aguina on Vimeo.

4 Comments to “Preflight contínuo e customizado”

  1. Adriano,
    Primeiro quero parabenizá-lo pelo blog que está muito bom! Bem pratico e interativo.
    A minha questão é sobre o preflight, com relação às imagens, por exemplo; “eu tenho uma imagem em AI que esta com fontes diferentes do padrão do InDesign, sendo elas identificadas no preflight do arquivo do InDesign, ele identifica as fontes do arquivo em AI?”

  2. Oi Karine! Obrigado pelos parabéns!
    Em relação à sua pergunta, sim, ele identifica a fonte que foi utilizada no arquivo de ilustrator que está no InDesign. Ou seja, caso você coloque uma true type no arquivo de illustrator, importe o mesmo para um documento de InDesign que esteja configurado para apontar como erro uso de fontes desta categoria, ele identificará a fonte e na aba de preflight você poderá localizar a figura que contém esse problema. No CS3 já era possível visualizar fontes utilizadas nas figuras linkadas no arquivo InDesign, mas não havia tantas opções como as de configuração como no CS4.

  3. Viva Adriano,
    Quero deixar-lhe os meus parabéns pelos conteúdos de vídeo. Todos não somos demais para partilhar (e aprender) tudo o que este programa tem de bom.

    Obrigado!

    Eduardo

  4. Olá Eduardo!
    Muito obrigado pelo seu post! Fico feliz que tenha gostado do conteúdo, principalmente por se tratar de alguém com tanto conhecimento no programa (Dei uma olhada no seu blog. Achei muito conteúdo interessante. Recomendarei no blog e também para alguns contatos!)
    Abraço!

Leave a Reply