Dicas, truques, tutoriais e novidades do InDesign

InDesign Basics, Tutoriais

InDesign Basics – Novos tutoriais para iniciantes

Com o InDesign Upgrade tenho a intenção de trazer informações que não estão em qualquer livro ou curso de InDesign, com técnicas mais avançadas e informações de recursos que são subutilizados por boa parte dos usuários.

Mas, conversando com algumas pessoas da área, vejo que ainda há uma falta de informação em relação a recursos básicos do InDesign, como importação de arquivos, criação de estilos, paginação etc. Por isso, estou lançando hoje uma segunda série de tutoriais, o InDesign Basics.

Os tutoriais dessa série têm como principal foco o usuário iniciante. Também atenderá aos usuários que ainda têm alguma dúvida em relação a detalhes de ferramentas básicas e procedimentos simples, como os citados acima.

Neste primeiro tutorial falarei um pouco sobre a criação de novos arquivos, explicando como definir margens, sangrias, tamanhos, espelhamento e número de páginas.

InDesign Basics – Criando um novo documento from Adriano Aguina on Vimeo.

19 Comments to “InDesign Basics – Novos tutoriais para iniciantes”

  1. Olá, sou o Lord Daniel Salem da comunidade Diagramação, no Orkut. Eu havia dito que iria deixar comentários… estou aqui!^^ Você explica muito bem! Meus parabéns! Adorei o site! No video aí você está usando o InDesign CS4 né? Eu uso a versão CS3, em português. Bem… Abraço!

  2. olá!
    Excelente tutorial! Parabéns e obrigada pela iniciativa ^^!

  3. Muito bem explicado o tutorial e qualidade do vídeo está impecável! Parabéns!

  4. Muitos parabéns e muito obrigada pelos tutoriais.
    Não há muita informação sobre este programa online e isto é uma grande ajuda para quem está a começar a trabalhar com o Indesign.
    ;)

  5. Cara,

    Só queria agradecer imensamente por dividir o conhecimento de forma tão didática.

    Obrigado mesmo.
    Abs

  6. Valeu irmãozinho!

  7. Estou iniciando os estudos no InDesign e está sendo muito bom seus tutoriais. Obrigado

  8. ótima explicação… parabens

  9. Os seus vídeos serão de grande ajuda.

    Muito obrigada!

  10. Muito bom!! Será de grande ajuda!!

  11. Muito bom. Parabéns!

  12. Parabéns e Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
    Conhecimento não se retém se propaga.
    E você teve este ato de Renuncia ao dar aos outros.
    O que você adquiriu com a sua própria experiência sem buscar lucro financeiro.
    Deus pague

  13. Adriano Aguina,

    Parabéns pelo tutorial me ajudou a enteder um pouco do InDesign ate entao estava 100% perdido nao saiba para onde ia, agora irei acompanhar outros tutoriais.

  14. Muito bom mesmo! Quem quer começar mas não sabe por onde, assim como eu, deve assistir ao tutorial.

  15. Comecei recentemente a me arriscar no InDesign, e tenho um trabalho importantíssimo para fazer no programa. O seu tutorial foi essencial para eu começar a entender o software, muito obrigado!

  16. gostei muito dos tutorias, ricamente didáticos e detalhados, todavia estou com um pequeno problema, na tela inicial do new document aparece as dimensões do documento em uma medida que desconheço, acho que é picas/pontos algo assim, ja tentei mudar em edit>preferences>units&increments para centrimetros mas nao adiantou, pode me ajudar quando tiver tempo?

  17. Oi Arlan! Tudo bem?
    É bem provável que você esteja fazendo esta mudança no preferences com um arquivo aberto. Faça esta mesma mudança que você descreveu com nenhum arquivo aberto e veja se dá certo. Isto ocorre pois configurações do preferences como o units & increments são incorporadas pelo arquivo. Quer dizer, se você estiver com um arquivo aberto e mudar esta configuração, o arquivo (não o programa) gravará a mudança.
    Abraço!

  18. Adriano, é admirável sua iniciativa de compartilhar o conhecimento. Só tome cuidado pois você publicou uma informação equivocada a respeito do FACING PAGES. Esta função não tem qualquer relação com impressão frente e verso como dito no vídeo. Quem define e impressão nos dois lados é o Birô da Gráfica ou a sua impressora se tiver esta opção.

    O que o Facing Pages realmente faz é preparar o documento para uma paginação correta em uma impressão encadernada, posicionando as páginas ímpares à direita e pares à esquerda usando a lombada da encadernação como referência, facilitando a diagramação de páginas espelhadas.

  19. Oi Cassio! Tudo bem?
    Esta informação não está equivocada, mas pode ser mal interpretada. Veja que no vídeo falo sobre páginas “espelhadas” ou seja, duplas, como vemos em revistas e livros. Se falamos em “duplas”, falamos então em impressão frente e verso mesmo, que é determinada mesmo pelo designer (quando realizou o projeto e encomendou a impressão) mas feita pelo birô, como você disse.
    Não queria dizer que isso determina que o arquivo será realmente impresso mesmo frente e verso (como se fosse a configuração de impressão em si), mas uma opção a ser cogitada quando se deseja imprimir futuramente um projeto (revista, livro…) em frente e verso, se utilizando de páginas espelhadas.
    Bom… de qualquer maneira, muito obrigado pelo toque. Isso me ajuda muito a pensar como posso deixar cada vez mais clara a explicação. Se achar mais alguma coisa que lhe pareça estranha, me fale, ok?
    Abraço!

Leave a Reply