Dicas, truques, tutoriais e novidades do InDesign

Dicas rápidas

História do InDesign

Depois de certo tempo fazendo pesquisas, coletando imagens e instalando versões antigas em meu computador, fiz uma linha do tempo mostrando o desenvolvimento do InDesign nesses 12 anos de existência.

Como disse em meu primeiro post no InDesign Upgrade, comecei a utilizar o InDesign na versão 1.5, quando ainda se trabalhava basicamente com PageMaker ou QuarkXPress nas editoras. Mesmo assim, foi difícil achar algumas imagens e apontar algumas das novidades de cada versão do programa. Confesso que antes do CS2 ainda não confiava muito neste maravilhoso programa e não o acompanhava com a devida atenção.

Na linha do tempo abaixo, note que coloquei a janela de carregamento do programa, a caixa (onde vinham os manuais, CDs, DVDs), as toolboxes e algumas das novidades da versão. Abaixo, coloquei uma comparação dos toolboxes e do menu window da versão CS para a versão CS5. Veja que a grande diferença está no menu window, onde basicamente temos as paletas, mostrando que o InDesign, diferentemente de outros programas mais ferramentais (leia-se, Photoshop) recebeu muito mais mudanças voltadas à automatizações e controle de conteúdo do que em sua caixa de ferramentas.

Acredito que muita gente vai se lembrar de várias outras novidades que não apontei de certas versões e que foram importantes e fizeram grande diferença em suas vidas profissionais. Se você é uma dessas pessoas, mande um comentário e compartilhe a sua experiência!

(A imagem pode dermorar para carregar pois o arquivo é grande)

6 Comments to “História do InDesign”

  1. Gostei muito de saber sobre um pouco sobre a história do InDesign. Estou supreso porque ignorava essa ferramenta até uns 4 anos atrás e utilizava somente o PageMaker.

  2. Amei o site! Conteúdo de primeira qualidade, os tutoriais são show. Mas essa linha do tempo com a evolução do InDesign superou as minhas expectativas. Parabéns!

  3. PERFEITA A EVOLUÇÃO!!!

  4. Eu também ignorei esse programa um bom tempo, mas despeitei a tempo de ver que o InDesign é uma ferramenta muito poderosa.

  5. E a primeira vez que tenho contato com seu site e estou achando otimo. Realmente o InDesign cresceu muito nas ultimas versões. Mas confesso que tambem adoro o QuarXPress. ée tão bom quanto o InDesign. lamentavelmente nao existem pessoas que o divulguem com tutoriais aqui no Brasil como fazem com o InDesign. parabens pelo seu trabalho

  6. corrigindo: QuarkXPress

Leave a Reply