Dicas, truques, tutoriais e novidades do InDesign

Dicas rápidas

Page Tool – páginas em diferentes tamanhos

Uma das grandes novidades do InDesign CS5 foi a introdução da ferramenta page. Com ela é possível mudar mais facilmente o tamanho das páginas do nosso documento e, além disso, usar tamanhos diferentes de páginas dentro de um mesmo arquivo.

Esse tipo de opção pode ser muito útil quando gostaríamos de desenvolver capas de livros e revistas com orelhas, encartes, folders, ou até organizar, dentro de um mesmo arquivo, a papelaria de uma empresa (cartão de visitas e papel timbrado, por exemplo).

Para isso, com algum documento aberto, vamos selecionar a ferramenta page (ou use o atalho shift+p).

Com a ferramenta ativada, note que o cursor, representado por uma seta preta e uma página em branco, quando colocada em cima de uma das páginas do documento, muda sensivelmente o visual, apresentando, neste momento, uma página acinzentada em vez de branca. Este é um sinal do programa onde podemos entender que a página em questão pode ser selecionada agora, apertando-se apenas o botão direito do mouse.


Assim que selecionamos a página, o painel de controle apresentará as medidas e a posição x (horizontal) e y (vertical) da mesma. Podemos também mudar o tamanho seguindo um dos presets salvos no programa e, adicionalmente, determinar a sua orientação (retrato ou paisagem).

Alem de tudo isso, há a possibilidade de ativarmos as configurações do Layout Adjustment (onde o programa consegue readaptar os elementos da página automaticamente quando bem configurado e o arquivo foi montado de maneira correta) e também determinar se os objetos acompanharão as mudanças de posição da página alterada (Objects Move with Page).


Uma última configuração disponível é de ligarmos uma visualização do tamanho da página mestra que foi aplicada na página em que estamos alterando (Show Master Page Overlay). A área da página mestra aparecerá em azul claro.


Com essa ferramenta, poderemos chegar, por exemplo, a esse resultado mostrado na página da Adobe:

É isso! Até a próxima dica rápida do InDesign Upgrade!

4 Comments to “Page Tool – páginas em diferentes tamanhos”

  1. Parabens pelo Blog, de longe o melhor com tutoriais sobre Indesign! e o novo layout tá show de bola

  2. Olá, parabéns pelo blog, não sei o que acontece, mas as imagens não aparecem aqui neste post, nem mandando exibir imagem. estou usando o firefox 6. Se puder corrigir isso seria bom, para poder entender melhor.

  3. Olá, parabéns pelo site e pelo modo claro e objetivo que explica cada modulo.

    Tenho uma pergunta:
    Gostaria de saber se tem como em um arquivo que tenha 10 páginas eu consigo acrescentar outras páginas de um outro arquivo?

    Agradeço..

  4. Oi Simar! Obrigado pelos elogios!
    Você consegue inserir páginas de outro arquivo sim.
    É só abrir os dois arquivos e colocar no modo Float (Window>Arrange>Float all in Window). Abra, então, o painel pages do documento que você importará as páginas. Selecione as páginas desejadas no painel Pages e arraste para o outro documento. Quando você soltar o botão do mouse o InDesign perguntará em que posição do documento a página importada será inserida no arquivo.
    Abraços!

Leave a Reply